sábado, 23 de março de 2013

Designer de Jogos para Computador

designer de jogos ou game designer é o profissional que tem como propósito planejar a criação de jogos para computadores, videogames, celulares e para a web, embora possa igualmente englobar a elaboração de jogos comuns, como os executados em tabuleiros e os RPGs. Eles elaboram desde seus aspectos conceituais até as suas regras.
Não necessariamente eles precisam desenvolver seu trabalho em uma grande companhia deste setor, pois os jogos direcionados para celulares, por exemplo, não exigem uma produção em alta escala, mas o aparecimento de novas empresas no mercado eleva cada vez mais a cotação do designer de jogos no Brasil.
Os interessados nesta área podem escolher uma escola técnica ou uma das faculdades que oferecem esta carreira – tais como a PUC, que tem em sua grade curricular o curso de  Tecnologia em Jogos Digitais, e a Universidade Anhembi Morumbi, com a graduação em Design de Games.







Uma universidade tem a vantagem de oferecer ao futuro profissional um leque de opções que pode ajudá-lo a ter certeza de que escolheu o caminho certo. Aí ele tem a chance de experimentar todos os setores desta profissão, desde a elaboração do roteiro, dos desenhos, da programação do game, até a concepção da trilha sonora.
Também é fundamental o aluno ter o dom de interagir com as pessoas, pois estará sempre atuando em grupo. Não basta, portanto, ter apenas vocação para desenhar, pois é preciso ter uma visão global deste campo, abrangendo a percepção administrativa, especialmente no setor gerencial.
Outro requisito importante é o profissional estar sempre atualizado, antenado com as notícias que chegam através da mídia, com as últimas tendências do mercado, do universo fashion e do circuito dos games. Nesta constante busca por informações o designer pode encontrar a inspiração necessária para compor suas ilustrações, modelagens, e para criar novas texturas e estilos, atraindo assim a atenção da comunidade que quer conquistar, em um mercado já em vias de se tornar competitivo.
Há uma grande demanda deste profissional, pois a indústria de games ainda carece de pessoas com formação qualificada, uma vez que o mercado ainda está  em expansão. No futuro, porém, o designer encontrará um vasto campo de atuação, no qual irá se deparar com uma concorrência acirrada, já que as empresas estão investindo hoje na captação de profissionais realmente capacitados.
Há duas categorias de designers – o artista, que se dedica mais à criação, ao design, ao trabalho de modelar o jogo, à elaboração de texturas; e o programador, o qual atua em programações mais complexas. Um artista bem qualificado pode alcançar um ganho de até R$ 5.000, mas para avançar na carreira o profissional precisa ter muita perseverança, principalmente porque os iniciantes só encontram espaço em empresas pequenas, as quais atuam com baixo orçamento. As grandes companhias optam quase sempre por designers bem mais experientes, pois investem quantias vultuosas na criação de um game.


Por Ana Lucia Santana

0 comentários:

Postar um comentário