Entrada de Dados >> Processamento dos dados >> Saída de Dados.
Alguns exemplos de dispositivos de entrada de dados: Teclado, mouse. Esses dispositivos fornecem os dados a serem processados.
- Papel da Placa de Vídeo
- Funcionamento Básico:
O processador envia informações sobre uma imagem para a placa de vídeo, que por sua vez decide como usar os pixels na tela para formar a imagem. Essa imagem é transferida até o monitor por meio de um cabo.
Essa tarefa exige muito processamento, principalmente quando se tratam de imagem em 3 dimensões. Neste caso, a placa gera um “esqueleto” da imagem, e depois preenche os pixels restantes. A placa de vídeo também adiciona efeitos de iluminação, cor, textura, entre outros. Agora imagine no caso de jogos mais recentes, que possuem muitos efeitos, e ainda exigem que o computador gere esses gráficos mais de 30 vezes por segundo?
Por isso a placa de vídeo se faz nescessária, pois sem ela o processador não conseguiria gerar esses gráficos sozinho a uma velocidade adequada para jogos.
- Estrutura:
Como uma placa-mãe, a placa de vídeo possui um processador (GPU), memória ram e uma BIOS (Basic input/output system).
A GPU é parecida com um processador normal, com a diferença que ela é feita especialmente para cálculos matemáticos/geométricos necessários para a renderização de gráficos. Duas grandes marcas de GPUS são a Nvidia e a Ati.
As informações geradas pela placa de vídeo são guardadas na sua RAM. A RAM também atua como um “frame buffer”, que serve para armazenar imagens até que elas sejam mostradas. A memória RAM é conectada diretamente a um conversor, que converte o sinal digital para analógico. Esse é o chamado RAMDAC, que traduz o sinal para algo que o monitor possa usar.
- Performance:
Existem vários modelos de placa de vídeo, cada um com uma performance diferente. Para usuário que só usa o computador para processamento de texto, internet e etc, uma placa de vídeo onboard (inclusa na placa-mãe) já é o suficiente. Para jogos, uma placa intermediária é necessária. As placas mais potentes, chamadas “Tops de linha” são voltadas aos jogadores entusiastas. Para aplicações que requerem de um alto desempenho da placa de vídeo, existem as placas de vídeo profissionais, que apesar de serem ruins para jogos, são otimizadas para tais aplicações.
- Fatores importantes em uma placa de vídeo:
* Velocidade do GPU(Mhz)
* Tamanho do barramento da memória(Bits)
* Velocidade da memória(Mhz)
* Quantidade de memória(MB)
* Quantidade de pipelines e shaders
* Suporte a tecnologias.
* Velocidade do GPU(Mhz)
* Tamanho do barramento da memória(Bits)
* Velocidade da memória(Mhz)
* Quantidade de memória(MB)
* Quantidade de pipelines e shaders
* Suporte a tecnologias.
As pessoas normalmente associam o desempenho de uma placa de vídeo à quantidade de memória que ela possui. Isso está extremamente errado, e por isso as pessoas acabam levando “gato por lebre”.
0 comentários:
Postar um comentário